Barcelona

Esta foi uma das minhas primeiras viagens com as migas fora de Portugal, estávamos em abril de 2016.
(Coloquei os horários que encontrei, neste momento, nos respetivos sites)

Dia 1
Saída do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) às 8h30, escala em Lisboa às 10h55, chegada ao Aeroporto de Barcelona às 13h45.
Transporte até ao hostel: apanhamos o metro no aeroporto (linha L9 sud) que tem paragem nos dois terminais e tem um custo de 5,10€.
O metro foi o transporte que mais utilizamos nesta viagem, excluindo a do aeroporto-centro da cidade, podem comprar um passe com 10 viagens que custa 10€.
Alojamento: Yeah Hostel Barcelona (58€ cada um, quarto para 4 pessoas com wc privativo, pequeno almoço incluído)

· Pontos positivos: Preço, simpatia funcionários, decoração.
    · Pontos negativos: 2,3km do centro, quarto pequeno.

Jantar no restaurante La pepita, um pequeno e caricato restaurante de tapas acompanhado de uma excelente sangria só poderia acabar bem: escrevemos mensagens nas paredes do restaurante (era permitido!), não me lembro é exatamente o quê…

Dia 2
Tour pela cidade

Preço: Gratuito
Horário: 11h (confirmem no site se há alteração da hora para o dia pretendido)
Ponto de encontro: Jaume I Metro Exit
Duração: 2h30m
Línguas: Inglês ou Espanhol

Realizamos esta tour para ficarmos a conhecer um bocadinho melhor a cidade e a sua história. Gosto desta empresa porque basicamente só temos de aparecer no ponto de encontro um bocadinho antes da hora marcada, para garantir que temos bilhete, e no final damos o valor que acharmos justo, em forma de gorjeta, ao guia.

Visitamos o Bairro Gótico, a Catedral de Barcelona, ​​Santa Maria del Mar e Santa Maria del Pi, entre outros.

No final da tour, almoçamos uma Paella perto da praia de Barcelona (La Barceloneta) e dirigimo-nos para as Ramblas, visitamos o Mercado de la Boqueria (provem os sumos de fruta maravilhosos) e seguimos para a Casa Batlló.

Casa Batlló

Preço: 25€
Horário: 10h-18h de quarta a domingo (última visita às 17h)
Morada: Passeig de Gràcia, 43, 08007 Barcelona

A Casa Batlló é um edifício modernista catalão construído em 1877 (finalizado em 1904/1906) pelo arquiteto Antoni Gaudi. É uma das mais belas obras prima de Gaudi, que apesar de ser menos visitada e a entrada ser um bocadinho cara, aconselho!

La Pedrera

Preço: 24€
Horário: 9h-18h30 de quinta a domingo (última visita às 18h)
Morada: Passeig de Gràcia, 92, 08008 Barcelona

A Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, é outra obra de Gaudi, inaugurada em 1912, localizada um bocadinho mais acima da Casa Batlló.

Parc de la Ciutadella e Arco do Triunfo

Horário: 10h-22h30
Morada: Passeig de Picasso, 21, 08003 Barcelona, Espanha

Este é um dos maiores e mais antigos parques da cidade de Barcelona.

Logo a seguir encontramos um dos ícones da cidade: o Arco do Triunfo. Este foi a porta de entrada para a modernidade em Barcelona no final do século XIX, os relevos laterais simbolizam por um lado a Agricultura e a Indústria e por outro o Comércio e a Arte.

Jantamos num restaurante indiano, Maharaja, perto das Ramblas.

Dia 3
Tibidabo

Tibidabo é uma montanha com 512 metros de altura e é o ponto culminante da Serra de Collserola, é uma excelente opção para quem gosta de apreciar uma boa vista da cidade. Para além disso tem um parque de diversões na zona muito conhecido.

Fomos até lá de metro e subimos até à entrada do parque mas só quisemos apreciar a paisagem e não entramos. Para quem tem pouco tempo para ver a cidade, não aconselho esta visita. Aproveitamos para almoçar no restaurante BuenasMigas, mesmo à saída da estação de metro Av. Tibidabo, sabem daqueles sítios que encontramos por acaso mas que se tornam numa surpresa boa?! É este espaço, super agradável, comida leve e boa, excelente para uma conversa de amigas!

Sagrada Família

Preço: 26€ com audioguia
Horário: 9h às 15h (Sábados e Domingos)
Morada: Carrer Mallorca, 401 Barcelona 08013

Aconselho a compra online porque as filas são enormes!
A construção deste templo iniciou em 1882 e estima-se que termine em 2026, centenário da morte de Gaudi. Este edifício é muito bonito, o seu “pesado” exterior cheio de carácter e misticismo, contrasta com a claridade e leveza do seu interior tornando este templo num sítio perfeito para recolhimento e adoração. Diria que se só pudesse escolher um local de Barcelona para visitar, seria este com certeza!

Parque Güell

Preço: 10€
Horário: 9h30-19h30
Morada: 08024 Barcelona, Espanha

Tal como para o Templo da Sagrada Família, aconselho a compra online.
Originalmente destinado a ser uma urbanização, o Parque Güell foi concebido pelo arquiteto Antoni Gaudí, por encomenda do empresário Eusebi Güell. Construído entre 1900 e 1914, revelou-se um fracasso comercial e foi vendido ao Município de Barcelona em 1922, tendo sido inaugurado como parque público em 1926. No recinto do parque, numa casa onde Gaudí morou durante quase vinte anos, funciona também a Casa-Museu Gaudí.

Fonte mágica de Montjuic

Horário: Terça a sábado - 11h-13h, 16h-18h
              Domingo – 11h-15h
Morada: Plaça de Carles Buïgas, 1, 08038 Barcelona, Espanha

É uma paragem obrigatória para quem visita Barcelona, para além do espetáculo da fonte, esta zona brinda-nos com uma paisagem maravilhosa da cidade.

Para virmos embora e como já era tarde, o metro tinha encerrado e a única opção era apanhar um táxi ou um autocarro. Decidimos o autocarro e por minha culpa apanhamos o número errado, afastando-nos ainda mais do hostel! Quando fomos falar com o motorista ele disse que era melhor sairmos e tentarmos apanhar um táxi para voltarmos pois não haviam mais autocarros àquela hora para voltar! Andamos uns minutos valentes numa avenida em que não andava ninguém até conseguirmos apanhar um táxi livre e voltarmos são e salvos ao nosso hostel! Ufa!

Dia 4
Durante a manhã aproveitamos para comprar lembranças nas Ramblas e apanhamos o voo às 14h30 para Lisboa (chegada ao Porto às 18h40).

Com muita tristeza, despedimo-nos umas das outras em Lisboa mas já a pensarmos na próxima viagem juntas! Quem daí adora viajar com as amigas?